O que é design thinking e sua influência no marketing digital?

O design thinking é uma abordagem centrada no ser humano para a inovação – ancorada na compreensão das necessidades do cliente, e na geração de ideias criativas – que transformará a maneira de como você desenvolve produtos, serviços, processos e organizações.

Qual o conceito de design thinking?

Qual o conceito de design thinking?
Qual o conceito de design thinking?

Ao usar o pensamento de design, você toma decisões com base no que os clientes realmente desejam, em vez de confiar apenas em dados históricos ou fazer apostas arriscadas com base no instinto em vez de evidências.

Acelerado por uma ascensão espetacular, o design thinking é visto como uma abordagem mais adequada para lidar com as pressões e acelerar o crescimento e a inovação enfrentados por muitas organizações de hoje.

O design thinking une o que é desejável do ponto de vista humano com o que é tecnologicamente viável e economicamente viável.

Essa mudança coloca o design na frente de seu processo de planejamento criativo e transforma o desenho de um substantivo para um verbo, a partir do conceito de uma experiência visceral.

Processo de Design Thinking

 

“O design thinking não se limita a um processo. É uma investigação em constante expansão.”

Processo de Design Thinking
Processo de Design Thinking

As fases do design thinking como etapas lineares, mas, na prática, o processo nem sempre é linear – as fases se combinam para formar uma abordagem iterativa que você pode experimentar e adaptar ao seu projeto

Formule uma pergunta: Inspire sua equipe a pensar sobre seus clientes (para quem você está projetando uma solução) e no que eles realmente precisam.

Reúna inspiração: Saia pelo mundo e busque inspiração observando e descobrindo o que as pessoas realmente precisam.

Gere ideias: Use a inspiração que você reuniu para ajudar a superar o óbvio e chegar a novas soluções para o seu problema.

Torne as ideias tangíveis: Construa ideias e descubra o que funciona e o que não funciona.

Teste para aprender: Teste suas ideias, reúna feedback e repita.

Compartilhe a história: Depois de chegar à solução certa, crie e compartilhe a história para apresentá-la a seus clientes.

Algumas dessas etapas podem acontecer várias vezes, e você pode até mesmo alternar entre elas. Passar pelas fases do pensamento de design pode levá-lo de uma folha em branco a uma solução nova e inovadora.

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Diferentemente da maioria dos processos estratégicos, o design thinking começa com a solução em mente.

Como resultado, quando uma empresa começa a construção de uma campanha de marketing digital a partir de uma estratégia construída no pensamento de design, o resultado ideal parece e as metas e os objetivos são claros e concretos.

O design thinking ajuda a determinar quais as técnicas de marketing digital e táticas são mais propensas a produzir os resultados desejados.

O design thinking também fornece a orientação para manter campanhas consistentes em todos os canais – um detalhe crucial, já que os canais digitais são tão fluidos.

 

Pilares do Design Thinking?

Engajar-se em pesquisa

Lotes de campanhas de marketing digital fracassam porque são simplesmente remixes de outras campanhas online. Infelizmente, isso muitas vezes cria uma desconexão debilitante, porque essas campanhas foram, essencialmente, arrancadas de planejamentos que tiveram objetivos diferentes em mente.

O design thinking pode dar a uma campanha de marketing digital uma base mais confiável, porque ele é construído sobre a pesquisa em torno de uma solução, e não de análise de outras campanhas de marketing online.

Pesquisando sua solução ideal, considerando os comportamentos e personas específicos que possam contribuir para essa realidade, aumentará a sua probabilidade de sucesso repetível.

 

Construindo ideias

Ninguém gosta de se concentrar nos problemas. Ainda mais problemático é que a análise do problema, muitas vezes pode levar a um diálogo sem foco sobre as barreiras, não possibilidades.

Esta abordagem pode limitar a visão de campanhas de marketing e resultar em etapas menores, em vez de parcelar saltos maiores.

Por outro lado, o design thinking leva à construção de ideias. Com a mente cheia de ideias, você pode criar vários testes, analisar os resultados pendentes e dobrar as táticas de alto desempenho em uma campanha integrada e sustentada.

Isso porque encher sua plataforma estratégica com inúmeros problemas e campanhas pontuais para estancar os erros não é a melhor solução. Compartilhe a ajude a AB Mídia!

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