Muita gente se pergunta quanto tempo dura um toner de impressora. Afinal, ninguém gosta de ser pego de surpresa ao fazer uma impressão e ver que a tinta acabou. Por esse motivo, saber quanto tempo dura um toner de impressora é bem importante.
A verdade é que, para além do número de impressões que são realizadas, vários outros fatores influenciam em seu rendimento. Nesse sentido, é interessante ficar a par de todos eles para ter saber quando você precisará fazer a troca.
Se você pensa em comprar toner HP por exemplo, o rendimento pode ser menos satisfatório, embora a marca tenha um excelente custo-benefício. Mas, de todo o modo, neste conteúdo iremos discorrer sobre quanto tempo dura um toner de impressora de forma geral. Acompanhe a leitura e saiba mais!
Últimos artigos de tecnologia
- 3 Jogos Online em que se pode ganhar dinheiro de verdade
- Como Enviar Mensagem para Vários Contatos no WhatsApp Web
Linha Editorial >
Afinal, quanto tempo dura um toner de impressora?
A pouco estávamos dizendo que existem vários fatores que determinam quanto tempo dura um toner de impressora. E como era de se esperar, para não ser pego de surpresa novamente, você deve ficar ligado em todos. Os principais fatores que influenciam no rendimento do toner são:
- Número de impressões: por incrível que pareça, esse não é o fator principal para saber o rendimento. Mas ele contribui e deve ser considerado;
- Modelo da impressora: o modelo da impressora a laser também pode influenciar no rendimento do toner. Isso porque existem modelos mais compactos, projetados para realizar impressões em menor quantidade;
- Tipo de impressão: quando você imprime imagens ou textos que utilizam muitas palavras em negrito, você gasta mais tinta do toner;
- Tamanho do toner: os toners podem ter diversos tamanhos. Mas quanto maior for o seu tamanho – logicamente – mais durável ele será;
- Tipo de papel utilizado para impressão: papéis mais grossos, ou seja, com maior gramatura, tendem a gastar mais tinta também.
A verdade é que um toner pode chegar a imprimir entre 2.500 a 4.000 páginas. Se for um modelo do toner HP 105a, por exemplo, são cerca de 1.000 impressões, no máximo. Mas, a forma de utilização é o que determinará quanto tempo dura um toner de impressora para você.
Cuidados necessários para aumentar a durabilidade do toner da sua impressora
Diferente do cartucho de impressora, o toner tende a ser uma peça um pouco mais delicada. Isso quer dizer que é preciso ter certos cuidados para que ele tenha um rendimento maior. Pois, como vimos anteriormente, muitas questões são responsáveis por quanto tempo dura um toner de impressora. E claro, esses cuidados somam-se a isso. São eles os seguintes:
- Ligar a impressora somente na hora de usar, evitando desperdícios;
- Não expor os toners a temperaturas elevadas;
- Evitar possíveis quedas ou até mesmo batidas no corpo do produto;
- Jamais tentar remover o toner enquanto a impressora estiver ligada;
- Priorizar impressões utilizando papel de gramatura menos densa;
- Não expor o toner à luz;
- Manter toners em estoque em locais secos e arejados.
Saiba quando é preciso trocar o toner da sua impressora
Sua impressora faz parte do seu negócio? Nesse caso muitas vezes é complicado lembrar de quando é preciso comprar ou recarregar o toner. Ainda que você tenha uma ideia de quanto tempo dura um toner de impressora, é melhor contar com uma boa logística. Mas existem alguns sinais que indicam que é preciso trocá-lo:
- Falhas na impressão;
- Impressões borradas;
- Alerta do sistema da própria impressora.
Além disso, existem algumas coisas que você pode fazer para se certificar de que realmente acabou a tinta do toner. Veja algumas possíveis ações que você pode realizar:
- Imprimir uma página de teste para análise da impressão. Inclusive, nesta página a impressora informa a quantidade de tinta restante;
- Desligue a impressora e retire o toner. Se você tiver um toner novo de reserva, compare os pesos, se houver muita diferença é porque acabou a tinta mesmo;
- Pegue o toner e agite-o para trás e para frente rapidamente, se houver barulho, então ainda há capacidade para mais algumas impressões.
Agora que você já sabe quanto tempo dura um toner de impressora, é só organizar a sua logística para quando precisar realizar as trocas. Assim, você não precisará mais ser pego de surpresa!