Prótese dentária: 4 cuidados após o tratamento

As doenças bucais são um problema grave para qualquer pessoa que acaba sendo muito subestimado por elas. Fazendo com que pessoas precisem colocar por exemplo prótese dentária.

Isso porque, muitos pacientes não se dão conta que quando uma doença bucal acaba se agravando, há muitas chances do dente doente acabar perdido devido a queda ou até mesmo a necessidade de extração dental. Sendo necessário realizar o tratamento com o uso de prótese dentária, para que a qualidade de vida do paciente não fique prejudicada, assim como a sua auto estima.

Mesmo assim, a odontologia não abandona essas pessoas, uma vez que existem diversas clínica de implante dentário e a colocação de próteses, que estão inovando cada vez mais em termos de tecnologia, buscando resolver problemas em que os pacientes acabam perdendo seus dentes. 

Vale a pena ressaltar que a perda dos dentes não é apenas um problema estético, uma vez que sem alguns ou todos os dentes, uma pessoa pode ter dificuldades para se alimentar e deglutir. Por isso é importante a prótese dentária.

Além de poder apresentar problemas na fala, e é claro, poder desenvolver também baixa autoestima e acabar com uma péssima saúde mental. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a realização de uma cirurgia de implante de dente e a colocação de uma próteses. 

Além disso, entenda todos os cuidados do pós procedimento, indicações e contra indicações. 

Assim como a forma como a cirurgia é realizada, para que não reste nenhuma dúvida a respeito desse procedimento, e caso tenha que realizá-lo, possa se sentir totalmente seguro. 

O que é prótese dentária?

A prótese dentária, também conhecida como dentadura pelo ditado popular, nada mais é do que um dispositivo que é utilizado para se colocar no lugar dos dentes perdidos, ou seja, substituindo-os . 

Dessa forma, esses “novos dentes” podem ser móveis, realizados de forma a encaixar na boca, ou serem fixas, que nesse caso são os implantes, colocados em seus devidos lugares através de um procedimento cirúrgico.

Em suma, tanto as próteses móveis como o implante vão ter o mesmo objetivo, que nada mais é do que substituir dentes perdidos. 

Entretanto, para entender qual a melhor opção, é preciso que seja consultado um dentista especializado em tratamento de canal para que ele possa avaliar qual o melhor procedimento para o seu perfil. 

Além disso, é importante ressaltar que a aparência das próteses de hoje é muito semelhante à estética dos dentes naturais, devido a maiores tecnologias para o desenvolvimento deles. 

Quem pode realizar o procedimento de colocar prótese dentária?

A colocação de um implante dentário superior ou o uso de próteses móveis devem ser indicadas por profissionais dentistas. Esses, por sua vez, prescrevem ou indicam esses tratamentos através da necessidade do paciente em reaver alguns dentes. 

Todo o procedimento é baseado não só na avaliação do dentista, como também na realização de exames clínicos e de imagem. 

Sendo assim, não há restrições para que um paciente possa colocar uma prótese, desde que esta tenha sido indicada por um profissional.

Já no caso de implantes, como esses são fixados a partir de um procedimento cirúrgico, as contraindicações são voltadas a problemas relacionados à anestesia, por exemplo. 

Vale lembrar que todas essas questões são analisadas previamente antes de decidir se é possível ou não realizar o procedimento. 

Quais são os cuidados após colocar a prótese dentária?

Assim como em qualquer procedimento, seja ele cirúrgico ou apenas um canal dentário, sempre é preciso tomar alguns cuidados no pós-procedimento para assegurar o sucesso do mesmo. Com a prótese e o implante dentário, não é diferente. 

Em suma, é necessário seguir à risca as orientações médicas, realizar a higienização bucal, questão sempre necessária. 

Além de permanecer visitando o dentista periodicamente para que ele possa acompanhar o desenrolar do procedimento, e realizar avaliações, para que qualquer problema possa ser tratado de forma precoce. Sendo assim evitar problemas ou complicações futuras.

Ademais, alguns outros cuidados são:

  • Não coma alimentos duros;
  • Não deixe de escovar seus dentes;
  • Evite alimentos com pigmentação escura;
  • Tome cuidado com quedas que podem gerar traumas dentais. 

Em suma, através desses e alguns outros cuidados, é possível ter um pós-operatório e uma adaptação confortável, sem muitos problemas, sejam eles de curto ou longo prazo. 

Uma vez que a falta de cuidados com a prótese pode gerar problemas bucais relacionados a coisas como as cáries, gengivite e doenças periodontais. Com todas essas dicas, lembre-se é muito importante a visita constante do dentista, pois só ele poderá indicar sempre a melhor conduta a seguir.

Além das doenças, o devido cuidado também fará com que o paciente evite o surgimento de sintomas, como dores, sangramentos e desconforto. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.