O implante dentário é um procedimento relacionado à saúde bucal que é muito comum, principalmente entre pacientes da terceira idade que se veem com dentes mais fracos ao longo dos anos, ou até mesmo muito afetados em relação a doenças bucais que se agravam com o passar do tempo.
Entretanto, mesmo sendo algo comum no mundo da odontologia, muitos acabam sem compreender como esse tratamento procede, como ele é realizado.
Além do mais importante de tudo, muitos não sabem quais são os principais cuidados na recuperação, uma vez que para realizar o procedimento é preciso fazer uma cirurgia.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre este procedimento antes de realizá-lo através de um plano ortodôntico.
Além de entender as principais vantagens desse tratamento, suas indicações, contra e os cuidados necessários para que você tenha uma boa experiência com o implante escolhido.
Linha Editorial >
O que é o implante dentário?
Apesar de muito conhecido, para quem não sabe, o implante dentário nada mais é do que uma forma de substituir um dente doente ou até mesmo um que já tenha caído.
Até mesmo um que tenha sido extraído devido a alguma doença bucal, para que o paciente possa recuperar a estética do sorriso contando com algumas ações, como a alimentação.
Vale lembrar que a presença dos dentes, ou pelo menos a maioria deles, é fundamental para que uma pessoa possa comer alimentos sólidos e a falta deles pode prejudicar até mesmo a fala do paciente em alguns casos.
Dessa forma, esse é um procedimento que pode ser realizado através de um plano dental para mei e ele consiste na realização de uma cirurgia para que as estruturas do implante sejam fixadas nos ossos presentes no maxilar e a parte de cima, chamada de coroa, que possa ser substituída facilmente.
Em suma, por se tratar de uma cirurgia, são necessários cuidados pré e pós-operatório para garantir o sucesso do procedimento.
Como funciona o pós operatório do implante dentário?
Assim como já mencionado anteriormente, a cirurgia para a colocação de implantes, apesar de não apresentar riscos graves, deve ser tratada com seriedade.
Com isso, o paciente que vai realizar poderá contar com o sucesso do procedimento, realizando ela de forma particular ou através de um convênio odontológico para mei.
Sendo assim, confira a seguir alguns dos principais cuidados que são solicitados no pós-operatório de uma cirurgia realizada para a colocação de um implante dentário.
- Aplicar gelo no local;
- Escolher os alimentos com cuidado;
- Não mastigar do lado operado;
- Realizar a higienização adequadamente;
- Evitar a exposição ao sol;
- Deitar na posição correta ao dormir;
- Tomar a medicação conforme orientação médica;
- Manter o acompanhamento periódico.
Em suma, é possível afirmar que o principal cuidado consiste em seguir as orientações e solicitar por cuidados para o profissional dentista que indicou ou realizou a cirurgia.
Além disso, é importante retornar ao consultório odontológico durante o tempo previsto ou caso haja qualquer acontecimento fora daquilo que é considerado normal de acontecer.
Isso porque, assim como qualquer cirurgia, seja ela realizada por um plano de saúde bucal ou de modo particular, alguns problemas podem rondar uma boa recuperação, alguns dos mais comuns são coisas, como:
- Infecções;
- Fraturas no implante;
- Perda óssea;
- Dificuldade de adesão no osso.
Além desses problemas serem comuns, eles são considerados sérios. Portanto, caso a sua cirurgia apresenta características estranhas, como a presença de pus ou sangramentos intensos, ou até mesmo dores insuportáveis.
Então, é de extrema importância que procure o seu dentista ou até mesmo uma clínica odontológica 24 horas para urgências.
Como tratar e prevenir o surgimento desses problemas?
Mesmo com a realização dessa cirurgia através de um plano odontológico particular, é preciso saber que para evitar essas e demais complicações, é de extrema importância seguir as orientações de seu profissional dentista.
Assim como procurar um profissional imediatamente caso sinais estranhos comecem a aparecer.
Isso porque, apenas um profissional poderá prescrever ou avaliar possíveis tratamentos para remediar problemas relacionados à cirurgia ou até mesmo indicar uma outra operação para solucionar algumas complicações.
Entretanto, é possível afirmar que ao seguir as orientações e tomar os cuidados necessários, todos esses males podem ser evitados.
Além de que a probabilidade de algo dar errado, acaba diminuindo consideravelmente para que assim, possa recuperar um sorriso estético e restabelecer uma boa qualidade de vida e saúde bucal.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.