Conteúdo que vende: O que é isso e como produzir?

Muito se fala, hoje em dia, de conteúdo. Muitos dizem que conteúdo é rei. Outros, dizem que é a moeda de troca mais valiosa do século. E ambos têm razão. Afinal, um conteúdo bem produzido e que dirija uma pessoa para uma compra é, sim, poderosíssimo e capaz de gerar muitas vendas.

Só que para produzir este tipo de conteúdo nem sempre é fácil. Afinal, não basta publicar uma foto do seu produto e o preço. Isto tem valor? Tem. Mas, somente em determinada estratégia. 

Pois quando você só faz este tipo de publicação, suas redes sociais não passam de um catálogo. E, como todo catálogo, é preciso de outros tipos de forças por trás para que os produtos se vendam, não é mesmo?

Então, no artigo de hoje, vamos entender o que você precisa fazer para construir conteúdos realmente interessantes para o seu público-alvo, de forma que eles ajudem sua empresa a vender mais.

Acompanhe!

Conteúdo que vende: O que é isso e como produzir?

Existem muitas formas de produzir conteúdos que vendem. Afinal, este tipo de produção está muito associada ao seu público-alvo. Ou seja, cada público é único e, por isso, inúmeras possibilidades estão presentes na construção de um conteúdo para venda.

Então, nossa primeira dica está justamente relacionada a este mar de possibilidades: entenda o seu público-alvo e fale a língua dele de maneira ativa. Ou seja, você precisa se conectar com as pessoas que podem, eventualmente, comprar seu produto. É preciso ativar diversos gatilhos mentais que somente quem conhece o público, consegue.

Portanto, pense em maneiras de produzir conteúdos que tragam uma carga de emoção e que façam com que as pessoas se conectem com aquilo de maneira ativa. Explore dores, sensações, situações, vivências, expressões e tudo que faça com que o público diga: “isso é pra mim, ele está falando comigo!”.

Este é o passo número zero para que você consiga produzir um conteúdo que seja altamente persuasivo. Caso você não passe por estas etapas, dificilmente conseguirá oferecer valor ao público. Pois mesmo que seu conteúdo seja o melhor de todos, o público precisa se conectar a ele.

Desta forma, considere um conteúdo que vende como sendo algo que esteja, sempre, direcionado a um produto ou serviço da sua empresa. Tudo que você conseguir construir de valor ao redor disso, na verdade, faz parte de um processo de compras.

Veja mais algumas boas dicas de como construir um conteúdo que consiga gerar vendas para o seu negócio. Continue lendo.

Pense toda a estrutura como se fosse um funil

O primeiro passo para que você possa começar a construir conteúdos que vendem, é: pense em uma estrutura de funil. Ou seja, coloque seus produtos ou serviços lá embaixo no funil, de maneira que, quem chegar lá, se torne um cliente. Enquanto que seus conteúdos para redes sociais ou site, devem estar no topo ou meio deste funil.

Consegue perceber como tudo isso não passa de um processo de compra, respeitando o comportamento do consumidor? Ou seja, a cada conteúdo consumido ou a cada artigo lido, o seu público está mais perto de comprar seu produto – desde que este conteúdo esteja escrito de uma maneira persuasiva e que gere a necessidade ou o desejo da compra.

Quer um exemplo muito prático disso? Pense em uma foto de uma pizza em uma postagem de rede social de uma pizzaria.

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Agora, pense em uma pessoa que chegou em casa do trabalho, cansada, sexta-feira à noite, e recebe este post: as chances de ela comprar a pizza são muito grandes, pois há, ali, uma conexão muito forte e vários gatilhos mentais são ativos. Esta é uma postagem de meio de funil, com o objetivo de fazer o público chegar até o fundo, onde está a pizza.

Nunca produza conteúdo aleatório sem vender algo

A nossa segunda dica está no tipo de conteúdo que você vai publicar. Muitas pessoas pensam que produzir conteúdos para as redes sociais é algo simples. Alguns, pensam que basta dar algumas diquinhas ou fazer alguns videozinhos legais que as pessoas vão parar tudo que estão fazendo para comprar o produto imediatamente.

Mas não é bem por aí. Na verdade, você precisa, sempre, produzir um conteúdo de valor, mas que venda alguma coisa. As postagens precisam ter relação com o produto ou serviço. Caso contrário, você só vai ser mais uma página ou perfil no Instagram.

Deixe para as pessoas dizerem que seu produto ou serviço é bom

Você já viu aquelas famosas frases, do tipo: “a melhor pizza da região”, “a melhor mecânica da cidade”? Estas são frases que, quem deve dizer, é o seu público e não você ou sua empresa. Afinal, a sua opinião sobre a sua empresa ou produto nunca vai ser plenamente sincera. 

Portanto, abra as portas para que seu público elogie e critique seu produto. Isto vai fazer seu conteúdo ficar muito rico, pois as pessoas adoram saber o que as outras pensam sobre um produto ou serviço. Esta é a famosa “prova social”, um gatilho mental poderosíssimo e que você precisa considerar em seus conteúdos.

Quantidade não é qualidade 

Postar todo dia é bom? É. Mas, o que você vai postar? Estas postagens seguem todas as recomendações anteriores? Se sim, ótimo. Mas se você não consegue suprir u22ma demanda inteligente e estratégica para produção de conteúdo todos os dias, não há necessidade de fazer.

Quantidade não é qualidade. Pense sempre nisso.

Pense em alguma maneira de captar o contato das pessoas engajadas no seu conteúdo

E por fim, nunca deixe as pessoas que gostam do seu conteúdo irem embora. Se você fez uma postagem sobre óleos essenciais ou sobre qualquer outro produto da sua empresa, sabe que a partir do engajamento destas postagens, há um grande potencial de segmentação. Então, capte o contato destas pessoas para possíveis ações pontuais no futuro.

Como fazer isso? Você pode gerar uma lista de e-mails, oferecer uma isca digital, pedir para chamar no WhatsApp, salvar o público através do Pixel do Facebook, etc. Há inúmeras ferramentas para trazer seu público para perto de sua empresa. Não os deixe ir embora!

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