Você sabe como abrir loja de roupas? Se você tiver dúvidas sobre essa pergunta, encontre neste artigo um passo a passo para seguir e montar seu próprio negócio no segmento de moda.
O mercado de roupas é um dos segmentos mais competitivos de todos, pois o empreendedor precisa ser estratégico desde a criação do plano de negócio, até com o estudo do mercado, definição do público, escolha da modalidade de atendimento e entre outros dados importantes.
Seja para abertura de um e-commerce ou espaço físico, encontre aqui dicas de como abrir loja de roupas na sua região.
- Locação digital de imóveis: Tendência para o mercado imobiliário
- 10 Dicas para Abrir uma Empresa que podem te ajudar!
Linha Editorial >
Como abrir loja de roupas – Siga o passo a passo
Ter um roteiro para seguir antes de montar um negócio é investir em ações estratégicas. Por este motivo, montamos um passo a passo de como abrir loja de roupas do zero. Não perca mais tempo e confira as dicas abaixo.
Faça o estudo do mercado
Fazer o estudo do mercado que deseja atuar é uma estratégia de negócio bem importante. O empreendedor monta um negócio mais sólido, com estudo da concorrência, dos possíveis clientes e seus comportamentos.
É entender quais são as possibilidades de ganhos no setor e os erros que podem levar o seu negócio a entrar para o ralo.
Legalize sua loja de roupas
A legalização da loja de roupas é uma etapa bem importante, esse passo permite que você escolha o tipo de empresa que quer abrir.
O MEI (Microempreendedor individual) é um dos modelos de abertura de negócio com taxas mais baixas para manter, mas é preciso pensar no valor de faturamento, pois o MEI possui um limite.
Existem outros tipos de empresas para formalizar a sua loja como ME (Microempresa), EPP (Empresa de Pequeno Porte), EI (Empreendedor Individual) e a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).
Mas de modo geral, você também precisará providenciar alguns documentos básicos importantes como:
- CNPJ;
- Registro na Junta Comercial;
- Licenças e Alvarás da prefeitura e bombeiro;
- Contrato Social;
- Inscrição Estadual e Municipal;
- Entre outros documentos jurídicos.
Se necessário, contrate um contador para ajudar na burocracia de abertura da loja de roupas e tenha um parceiro também para a gestão do seu negócio.
Defina seu público-alvo
A definição do seu público-alvo é bem importante, principalmente na etapa para escolha do nome da sua loja. Uma dica é fazer uma pesquisa para ideias de nomes para loja de roupas que se encaixe no perfil do seu público.
Com essa etapa definida você consegue decidir o que vender na sua loja de roupas, como por exemplo, moda feminina ou unissex, roupas infantis, grifes famosas, roupas de bebês e entre outros tipos de produtos do segmento têxtil.
Escolha a modalidade de atendimento
Com o público definido e demais etapas importantes, escolha a modalidade de atendimento da sua loja de roupas. Ela pode atender tanto em um espaço físico quanto em um site na internet.
Essas duas formas são possíveis, visto que cada uma delas poderá demandar um diferente estrutura que pode interferir no seu orçamento para abrir loja de roupas.
Contrate uma equipe
Tanto no atendimento online da sua loja ou no espaço físico é bem importante que você contrate uma equipe para ajudar.
Para isso, você precisa fazer um cadastro na previdência social e também colocar como despesa o pagamento dos funcionários. Contrate vendedores, caixa, freelancer para copywriting, desenvolvedores de site e entre outros colaboradores para a loja.
Divulgue sua loja de roupas
Depois de aprender como abrir loja de roupas, é hora fazer as ações de marketing para divulgação.
Você pode investir em marketing digital, ações promocionais para loja física, marketing sensorial com aromatizante de ambiente e muito mais. A dica é que você conheça bem o seu público para tomar as decisões corretas acerca da divulgação da loja de roupas.