WhatsApp X Telegram: qual o melhor?

WhatsApp X Telegram: Esta é uma das comparações ou batalhas mais comuns entre usuários no Android e iOS. 

De fato, esses dois aplicativos de mensagens são possivelmente os mais conhecidos e populares do mercado, com milhões de usuários cada. Ao escolher um desses aplicativos, muitos usuários estão procurando saber qual deles é o melhor.

Vamos então aos fatos sobre cada um deles e você então tirará suas próprias conclusões.

WhatsApp X Telegram: qual o melhor?

Privacidade e segurança

Um dos aspectos mais importantes desta comparação entre WhatsApp X Telegram é a privacidade e a segurança. Ambos os aplicativos têm criptografia de ponta a ponta em bate-papos.

No caso do WhatsApp, é algo presente em todos os bate-papos, enquanto no Telegram é algo disponível apenas em bate-papos secretos, os bate-papos normais são criptografados, mas não de ponta a ponta. 

O Telegram adiciona uma camada adicional em termos de segurança e privacidade com esses bate-papos secretos. Esses bate-papos no aplicativo não permitem capturas de tela, então tudo o que é dito nesse bate-papo permanece nesse bate-papo.

WhatsApp X Telegram

Funções em bate-papos

O Round 2 do WhatsApp X Telegram se refere aos próprios bate-papos. Em ambos os casos, encontramos dois aplicativos de mensagens, que nos dão funções idênticas nos bate-papos. 

É possível ter bate-papos individuais ou em grupo e enviar mensagens de texto em ambos. Além disso, ambos têm suporte para o envio de mensagens de áudio e podemos fazer chamadas e chamadas de vídeo (individuais e em grupo).

O Telegram fez dos adesivos uma de suas características, com muitos pacotes de adesivos animados disponíveis. Isso é algo que o WhatsApp também copiou e estamos vendo cada vez mais no aplicativo de propriedade do Facebook. 

Ambos também nos permitem enviar emojis normais, bem como GIFs. O envio de links funciona de maneira semelhante e, em ambos, podemos assistir a vídeos no formato PiP.

Chamadas de voz e chamadas de vídeo

Ambos os aplicativos suportam chamadas de voz e vídeo, tanto individualmente quanto em grupo. O WhatsApp nos permite fazer chamadas de vídeo em grupo com até oito participantes no total. 

Se você quiser fazer chamadas com mais pessoas, é possível recorrer ao Messenger Rooms, que pode ser integrado ao aplicativo. Mas não é algo nativo no próprio aplicativo, então para muitos usuários é algo que pode ser visto como uma limitação.

O Telegram incorporou chamadas de vídeo no ano passado, um recurso que os usuários esperam há muito tempo com interesse.

Inicialmente, essas chamadas de vídeo eram limitadas apenas a chamadas individuais, mas há alguns meses finalmente há suporte para chamadas de vídeo em grupo. Além disso, o aplicativo superou o WhatsApp no número de participantes, com suporte para chamadas de vídeo de até 30 participantes.

Telegram Vs WhatsApp

Suporte multiplataforma

Tanto o WhatsApp quanto o Telegram podem ser usados no computador, algo que, sem dúvida, os torna especialmente confortáveis. Embora a maneira como eles funcionam seja diferente. 

O WhatsApp tem sua versão no navegador, chamada WhatsApp Web. A primeira vez que entramos, temos que digitalizar um código QR. 

Além disso, quando queremos usar o WhatsApp Web, temos que garantir que o telefone tenha Internet, caso contrário, não é possível usar o aplicativo.

O Telegram também nos permite usá-lo no PC, embora, no seu caso, seja através de um aplicativo. Podemos baixar a versão do Telegram para o nosso computador (compatível com Windows ou Mac). 

Neste aplicativo, poderemos acessar com a mesma conta que temos em nosso celular, vinculando assim os dois de maneira simples. Poderemos usar o aplicativo no PC sem depender do que temos no nosso celular. 

Assim, podemos conversar sempre que quisermos nesta versão, mesmo que tenhamos esquecido nosso celular em casa ou no trabalho, por exemplo.

Mas qual o melhor?

Se você contar entre as várias seções que mencionei neste artigo, poderá ver que é o Telegram que se destaca como o melhor aplicativo de mensagens nesta comparação. 

Contudo, a realidade é que, nesta batalha WhatsApp X Telegram, o WhatsApp ganha pelo simples fato de ter mais usuários. Ou seja, se você quer ter apenas uma chance de conversar com mais pessoas, aumenta com o WhatsApp.

E ai, na batalha WhatsApp X Telegram, já sabe qual usar? Então nos vemos na próxima.

Fonte: WhatsGB.com.br