O que é qualificação de leads e como vender mais

Fazer vendas pela internet implica em conhecer termos e conceitos novos. No texto a seguir falaremos sobre o que é qualificação de leads.

Uma venda na web começa antes de alguém entrar em contato com a empresa. A partir do momento em que o visitante acessa o site profissional e informa dados pessoais, ele se torna um lead.

Daí em diante, cabe às equipes de marketing e de vendas trabalharem para incentivá-lo a fazer uma compra e, assim, se tornar um cliente efetivo.

Confira o material a seguir para entrar em contato com conceitos fundamentais do Marketing Digital, como o que são leads, como eles podem ser qualificados e qual é a importância de fazer isso.

O que são leads?

“Lead” é o termo em inglês que designa os clientes em potencial que entram em contato com uma marca.

Eles se caracterizam por comunicarem dados pessoais em troca de alguma recompensa. Os dados costumam ser e-mail, número de telefone ou nome. Já as recompensas podem ser:

  • E-books;
  • Planilhas;
  • Webinars;
  • Posts.

A geração de leads é vital para manter a base de clientes expandindo. Esse primeiro contato permite que a empresa estabeleça um relacionamento com o visitante e possa conduzi-lo pelo funil de vendas.

Conheça as etapas da qualificação de leads

Os leads qualificados são aqueles que têm mais possibilidade de serem convertidos por meio de técnicas de marketing.

Ver também: Dicas para aumentar o CTR no Google

As técnicas incluem a divulgação de material relevante para informar a respeito do produto anunciado, tirando dúvidas e apresentando os benefícios e motivos para comprá-lo.

A qualificação de lead pode ser melhor compreendida quando é dividida em três etapas.

  1. Marketing Qualified Lead

O MQL é o lead que foi devidamente atraído quando entrou em contato com as técnicas de marketing digital.

Se uma empresa conseguiu leads apostando em práticas como anunciar no Google Ads, tratam-se de Marketing Qualified Leads.

Cabe a um membro da equipe de marketing saber identificar esse tipo de lead para que, assim, ele continue sendo guiado pelo funil de vendas.

  1. Sales Accepted Lead

Após os dados fornecidos pelo lead serem validados, ele passa a ser denominado como SAL.

Nessa parte a empresa entra em contato direto com o lead pela primeira vez. No geral, a verificação consiste em saber se o lead apresenta 4 pontos fundamentais: orçamento, autoridade, necessidade e tempo.

Caso o profissional de marketing identifique que existem pontos faltando, ele não repassa o lead para um vendedor.

  1. Sales Qualified Lead

Por outro lado, se o lead alcança os pré-requisitos necessários para ser um cliente lucrativo, ele evolui para SQL.

Nesse momento, uma conversa com o vendedor é agendada. A equipe segue verificando se o lead atende a todos os requisitos.

Se tudo ocorrer conforme o planejado, o SQL se torna uma Oportunidade e, finalmente, a venda é concretizada com sucesso.

A importância da nutrição de leads

Os leads precisam ser alimentados com conteúdo de valor. É assim que eles progridem e amadurecem no funil de vendas.

Não basta conquistar um grande número de cliques no anúncio do Instagram Ads se eles não rendem vendas concretas.

Acompanhe os tópicos a seguir para compreender a importância da nutrição de leads para o sucesso de um negócio na área digital.

  1. Economia de tempo

A maioria dos processos de nutrição são automatizados. Então, o disparo de e-mails com ofertas segmentadas e sugestões de conteúdos não precisam ser feitos diretamente pelos profissionais.

Essas ações são planejadas e desenvolvidas previamente. O envio é programado de acordo com o comportamento do lead dentro do site da empresa. Desse modo, os colaboradores ficam livres para executar tarefas mais estratégicas.

  1. Conteúdo diferenciado

Se você está familiarizado sobre como funciona o Facebook Ads, sabe que a plataforma de anúncios possui uma ampla variedade de métodos de segmentação de público.

A nutrição de leads depende intimamente dessa segmentação específica. O material segmentado precisa ser desenvolvido tendo como base os interesses e as interações do lead.

Por exemplo: se ele faz o download de uma planilha sobre Transformação Digital, o e-mail marketing posterior precisa ter relação com esse tema.

  1. Oportunidades mais qualificadas

O envio automatizado de materiais relevantes faz com que os leads sejam sistematicamente qualificados.

Dessa forma, a empresa vai poder entrar em contato com possíveis clientes que já estão muito bem informados sobre o produto ou o serviço oferecido.

Isso agiliza todo o ciclo de vendas, além de garantir que o lead se torne um cliente satisfeito.

Conclusão

A geração e a qualificação de leads são etapas fundamentais para a construção de público. Apresentamos os principais pontos desse assunto ao longo do texto.

Conhecer bem os leads é o segredo para atendê-los com qualidade e personalidade. Dedique-se e treine a sua equipe para fazer o mesmo e alcançar novas oportunidades.

Artigos Relacionados